6 de setembro de 2010

Sobre casamentos felizes

Estou viciada em sites de fotos de casamento. Tenho alguns gravados nos favoritos e costumo visitá-los com certa frequência, procurando novidades. São lindos. Dos mais requintados aos mais simples (os que, pessoalmente, são os mais perfeitos). Ensaios inovadores e criativos, decoração impecavel de acordo com os gostos pessoais dos noivos. Formais e informais. Noivas tatuadas, loiras, morenas, tradicionais, extravagantes, campestres. Noivas. Noivos de barba, alargador, cabeça raspada, terno e gravata, colete.


Um dos momentos mais incríveis e emocionantes na vida de alguém. Uma preparação miniciosa de uma cerimônia que, seja ela grande ou pequena, tem em vista o objetivo de unir o amor dos dois em laços matrimoniais esperando que aquela chama que eles carregam em si nunca se apague.


Mas olhando agora aquelas fotos eu pensei "quantos desses casamentos realmente duram?". Como eles lidam com o dia a dia? Será que esse sorriso aberto, feliz, se tornou em um choro miserável e numa maldição? Será que algum deles vai terminar assim? Ou simplesmente terminar. Com lutas na justiça pela guarda de filhos, partilha de bens. Raiva, decepção, sensação de perda de tempo, cicatrizes.


Quantos deles vão chegar aos setenta anos, olhando para seus albuns de casamento e poderão falar um para o outro "somos felizes até hoje" ou ainda "somos ainda mais felizes hoje". Quantos desses casamentos chegarão a bodas de ouro. De diamantes. Quando olho essas fotos agora, tudo o que eu espero - com meu suspiro de esperança na sociedade - é que eles sejam felizes. Na saúde, na doença, na riqueza, na pobreza. Até que a morte os separe.

Um comentário:

  1. O casamento é uma utopia. Uma utopia e uma aposta. E utopias são fundamentais à existência. A vida dura de racionalismos calculados faz com que abandonemos nossos sonhos, nossa esperança. Sem esperança não apostamos. Ah... mas que aposta é essa que temos que cobrir a banca todos os dias pra ganharmos? É a aposta mais interessante da vida, ao meu ver. Quando for o tempo certo, apostarei todas minhas fichas, com certeza.

    ResponderExcluir